Tanto no portal Emprega Brasil quanto no aplicativo Sine Fácil, o trabalhador pode se informar sobre o Abono Salarial e o PIS. É possível consultar se tem direito ao benefício, parcelas liberadas, calendário de pagamentos e esclarecer outras dúvidas. Tudo isso com apenas alguns toques.
No Portal, na aba ‘Trabalhador’, basta clicar em Abono Salarial. Já no aplicativo é só clicar em ‘Consultar Abono Salarial’, conforme tela abaixo:
Abono salarial – O benefício do Abono Salarial assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Para ter direito, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração, e ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Ministério do Trabalho
Assessoria de Imprensa
Lorrane Freitas
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449
Supervisão ASCOM
Jorn. Eliana Camejo
eliana.camejo@mte.gov.br
(61) 99213.1667